Projeto de combate à fake news Verus completa um ano

Estudantes usam o Instagram para divulgar o @projetoverus. Foto: Pedro Ivo Prates.

 

Nesta última segunda-feira, 06 de setembro, o projeto de iniciação científica realizado por alunos de ensino médio; VERUS, realizou um ano de postagens.

 

Ao reconhecer as proporções das consequências das Fake News atreladas a COVID-19, foram selecionados 10 alunos de 14 a 16 anos do Instituto Alpha Lumen, em São José dos Campos, para desenvolver, em parceria com a UNIFESP, soluções a propagação de notícias duvidosas em meio a COVID-19.

 

A palavra Verus, é advinda do latim “verdade” ou “realidade”. O projeto visa esclarecer assuntos relacionados à saúde e ao coronavírus, a fim de combater previamente o compartilhamento de notícias sem base científica, uma vez que se conhecem as informações corretas. Tudo por meio do Instagram!

 

Sabe-se que a captação de notícias ocorre diariamente em todas as plataformas e meios de comunicação. Dessa forma, deve-se utilizar das mesmas para refutar a propagação de sínteses distorcidas. Admitindo o Instagram como uma das plataformas mais utilizadas no mundo atualmente, além do seu fácil acesso, foi considerada a mais adequada à proposta.

 

Com cerca de 46 postagens e 400 seguidores, a página possui desde slides explicativos a vídeos didáticos. Tudo produzido e organizado pelos alunos. A comemoração de um ano do projeto é um marco da juventude e do futuro da ciência!

 

 

Mais informações do projeto no Instagram em @projetoverus