Instituto Alpha Lumen

No Brasil, estudantes talentosos passam desapercebidos com frequência pela escola. Em suas múltiplas inteligências, são em torno de 10% de qualquer população. Dos quase 50 milhões de estudantes matriculados no ensino básico em nosso país, apenas 0,004%, quase 20 mil, são identificados como estudantes com altas habilidades. Entretanto, calcula-se existirem perto de 5 milhões deles no Brasil, o que aponta um grande número de talentos não identificados e nem estimulados.

Sem apoio e orientação, desperdiçamos muitos dos nossos talentos – como afirma Moura Castro: “São diamantes descartados.”

É aí que a Alpha Lumen entra! Seu foco está voltado para o segmento da população com esse perfil e principalmente jovens e crianças de baixa renda a fim de que não sejam subaproveitados e deixem de dar sua contribuição social à coletividade e a si próprios, não compartilhando suas habilidades e talentos com todos.

Afinal, qual a importância de se reconhecer o talento de um superdotado ou de um estudante com altas habilidades? Evitar que ele se perca. Essa deve ser uma construção que envolva toda a sociedade – alavancar esse capital humano que com seus talentos traga mais soluções para o mundo.

Dos 5 milhões

de Estudantes

Superdotados no Brasil

somente cerca de

20 mil
estão identificados

O QUE É A

ALPHA LUMEN?

O Instituto Alpha Lumen é uma ONG que busca soluções de impacto social por meio de ações educativas, desenvolvendo inúmeros projetos de ação e inspiração junto à comunidade entre eles, o Projeto Escola – trabalhando com jovens e crianças para formar lideranças capazes de refletir a construção da própria história, impactar positivamente seu entorno e alcançar o mundo.

O IAL tem estruturas de pesquisa nas áreas de educação, socioemocional, altas habilidades e cibercultura, todas com foco a atender principalmente estudantes de escolas públicas e vulnerabilidade.

MISSÃO

  • Gerar impacto social por meio de soluções criativas e abertura de oportunidades
  • Formar lideranças transformadoras e éticas
  • Buscar inovações para a educação
  • Apoiar o talento

VISÃO

  • Superar desafios e pensar fora da caixa
  • Fazer a diferença no mundo
  • Ser relevante na transformação da educação

VALORES

  • Ser colaborativo e ético
  • Coragem para fazer as coisas certas e trabalhar em questões difíceis
  • Comprometimento e foco para alcançar as metas estabelecidas
  • Saber trabalhar em equipe respeitando e fazendo sempre o seu melhor

CRENÇAS

  • Talento pode existir em diferentes grupos culturais e econômico
  • É um patrimônio intelectual e social da nação que se concretiza por meio do esforço pessoal, do acesso a espaços de oportunidades e da convivência com bons exemplos

Aqui dentro tem um Brasil que dá certo!

54000

PESSOAS IMPACTADAS

80

ENTIDADES PARCEIRAS

600

ESCOLAS PARTICIPANTES

250

ESTUDANTES APOIADOS

Além de Entidade Sem Fins Lucrativos e com projetos aprovados no FUMCAD – Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/2012), o Instituto Alpha Lumen é uma ONG de Utilidade Pública Municipal e registrada no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Certificações, Transparência e Governança

Conheça as principais certificações do Instituto Alpha Lumen que possui uma gestão financeira de extrema transparência com os Doadores e Apoiadores alinhados com uma diretoria executiva que valoriza a eficiência no planejamento tributário e na gestão de recursos.

LEIA MAIS