PROJETO

Meninas na Ciência e Tecnologia

É fundamental promover a igualdade de oportunidades para que as mulheres possam ingressar e progredir na tecnologia sem enfrentar barreiras ou preconceitos. Todos devem ter as mesmas chances de explorar seus interesses, desenvolver habilidades e buscar carreiras nesse campo.

As mulheres trazem perspectivas e experiências únicas para o campo da tecnologia. Sua participação diversificada ajuda a impulsionar a inovação, pois diferentes pontos de vista podem levar a soluções mais abrangentes e criativas.

90

ESTUDANTES

DE ESCOLA

PÚBLICA

CONCEITO STEAM

Potencializando as competências femininas

O projeto Meninas na Ciência e Tecnologia vem abrir a oportunidade de jovens estudantes do E.F. II e do E.M. terem vivências e incentivo para encontrar vocações para essas áreas do conhecimento, e para que desenvolvam seu pleno potencial na área de tecnologia. São oficinas e minicursos que introduzem a robótica para meninas da rede pública de ensino, finalizando em torneios e mostras de arte com tecnologia, de modo a investir na criatividade e percepção da tecnologia como linguagem de transformação.

MULHERES

na Ciência

A 1ª Mulher a ganhar um Prêmio Nobel foi Marie Curie, em 1903.

 

De lá para cá, 22 mulheres foram reconhecidas com um Nobel de Física, Química ou Medicina.

 

Elas representam apenas 3,53% dos laureados em ciências.

O número de pesquisadoras nestas áreas é baixo: apenas 28% em todo o mundo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Apesar dos avanços das últimas décadas, a desigualdade entre meninos e meninas nos campos científicos ainda é grande, e as instituições de ensino desempenham um papel central nesta questão.

OBJETIVOS DO PROJETO

Meninas na Ciência e Tecnologia

1. Promoção de atividades de Robótica e STEM que fomentem:

a) Trabalho em Grupo (Coletividade e Solidariedade)

b) Responsabilidade com Prazos e Metas

c) Estudo Individual (Valorização do Estudo)

d) Criatividade

e) Solidariedade em Relação aos Membros da sua e de Outras Equipes (Relações Interpessoais)

2. Fomentar situações nas quais ocorra o contato com indivíduos que sejam referência, de forma digital ou presencial, que obtiveram sucesso nas suas vidas por meio do estudo ou de atividades STEM em geral.

3. Aproximar jovens da tecnologia.

4. Apresentar possibilidades de geração de renda, utilizando os conhecimentos adquiridos no projeto.

QUEM

Pode Participar

Estudantes com a faixa etária de 13 a 18 anos de idade que estejam cursando o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II e da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio de escolas públicas de São José dos Campos/SP.

OPORTUNIDADES REAIS PARA MENINAS

O objetivo desse projeto é promover impacto social junto às meninas, estabelecendo um gatilho que desencadeie mudança de paradigma no olhar das estudantes quanto a participação feminina nessa área e, a partir da proposição de possibilidades instigadoras abrir portas para o universo vocacional sem fronteiras.

PATROCINADORES DO PROJETO

PATROCÍNIO PRATA

PATROCÍNIO BRONZE

siatt-logo

APOIO

pitsjc-logo.

Patrocinador 2022/2023

APOIE AQUI

DOE PARA O PROJETO

Empresas tributadas em regime de LUCRO REAL podem DOAR até 2% do seu lucro operacional e deduzir a doação (como despesa operacional) da base de cálculo do IRPJ e CSLL devido pela empresa, com base no Decreto Federal nº. 9.580/2018.