OBA entrevista o aprendiz Miguel Diniz que irá representar o Brasil na GeCAA

Miguel Diniz OBA

Miguel Diniz Santos. Entrevista para o Canal OBA – Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica.

 

 

O Canal da OBAOlimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, publicou uma entrevista com o aprendiz Miguel Diniz que destacamos recentemente na reportagem: “Alunos do Projeto Escola representam o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica“.

 

Conheçam mais um estudante que vai representar o Brasil na competição individual da Global e-Competition on Astronomy and Astrophysics (GeCAA): Miguel Diniz Santos

 

Veja mais:

 

1. Quais medalhas em olimpíadas de conhecimento você já conquistou?

 

MD – Tenho 33 premiações em Olimpíadas Científicas, sendo 31 delas na área de Exatas. Minha primeira medalha foi um bronze, no 8° ano do Ensino Fundamental, na OBMEP, e que me apresentou esse mundo das olimpíadas. Com o passar do tempo, conquistei Ouro na OBA nos três anos seguintes; Prata e Ouro na OBR, Bronze e Prata na OBF, Ouro na Olimpíada Nacional de Ciências; e Bronze na World Mathematics Team Competition.

 

2. Como foi receber a notícia de sua aprovação para a equipe?

 

MD – É uma sensação de ‘’sonho realizado’’, e sinto que a ficha ainda não caiu totalmente. Era um sonho distante que nutria desde que comecei nesse mundo das olimpíadas científicas, em 2016, e ver que depois de todo o estudo, o resultado realmente veio, é uma sensação de satisfação indescritível.

 

3. Qual tem sido a importância da OBA para sua vida?

 

MD – A OBA foi uma das primeiras olimpíadas com que tive contato, e foi responsável por me introduzir nas áreas de Astronomia e Astrofísica, incentivando-me a desenvolver uma paixão única por essa área, e assim, entender melhor o que quero fazer no futuro. Na OBA e as seletivas, pude conhecer e me inspirar em pessoas incríveis, como os coordenadores, professores e olímpicos. Criei amizades, tive conversas e ensinamentos com pessoas da minha área de interesse, aprendi sobre conteúdos muito aprofundados, mas de forma fácil e agradável. Vou levar para o resto da vida toda esta experiência.

 

4. Qual conselho você pode dar para outros alunos que também desejam participar em olimpíadas internacionais?

 

MD – Tenha calma, decida qual é a área que deseja focar, e então se organizar e planejar para estudar de forma consistente o conteúdo. Na internet muito material e pessoas (principalmente olímpicos) que podem fornecer informação. Busque informação, entenda quais materiais e assuntos deve abordar no estudo. Quanto mais qualidade e consistência houver no estudo, mais agradável e produtivo ele se torna.

 

Reprodução: Redes Socias OBA.


Fonte: Facebook OBA / Instragram OBA