LIVE 2 traz uma pincelada sobre HQ, Graffiti e Artes Plásticas na 2ª Galeria de Arte

Evento on-line traz três renomados artistas e especialistas da região.

 

No próximo dia 10, às 19h, no Canal de Youtube do IAL, o projeto Galeria a Céu Aberto, do Instituto Alpha Lumen, traz sua live 2 com três super convidados, um dos mais importantes nomes do HQ (história em Quadrinhos) do país, o produtor, roteirista e pesquisador do gênero Fabrício de Oliveira Grellet, a artista plástica Pitiu Bomfin fundadora do Grupo Núcleo com inúmeros trabalhos e exposições e o artista e grafiteiro Diogo Delog que é um dos grandes nomes da Caligrafia e Lettering nacional.

 

O tema abordado será Desenho e Pintura, sob mediação do professor do Projeto Escola, Primo Gerbelli, que é especialista neste tipo de manifestação artística.

 

A intenção da série de 5 lives é apresentar para o público a evolução das artes em diversos segmentos no país, desde fotografia artística, literatura e artes plásticas. Como esse ano se comemora o centenário da Semana da Arte Moderna de 22 a evolução destas expressões artísticas tem assumido o protagonismo dos debates e entrevistas promovidas no calendário do Galeria a Céu Aberto.

 

Fabrício Grellet  – O convidado Fabrício Grellet é formado em Direito e exerce a advocacia, mas desde muito jovem passou a atuar no universo HQ com exposições, convenções e na criação do primeiro núcleo brasileiro de desenhistas para os projetos das gigantes do ramo, DC Comics e Marvel. Em suas frequentes viagens aos Estados Unidos, onde chegou a ser o primeiro brasileiro a lançar uma revista de super-herói no mercado norte americano.

 

Em seu círculo de amizades, além do brasileiro Daniel Azulay, teve intensa relação com Stan Lee que tem em seu currículo criações de personagens icônicos, como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk, Demolidor, X-Men e os Vingadores. Também é amigo pessoal de outro ícone do mundo HQ, Frank Miller é um escritor de quadrinhos americano, desenhista, roteirista, e criador de histórias em quadrinhos O Cavaleiro das Trevas: O Retorno. E Batman: Ano Um, Cidade do Pecado e 300.

 

Denominado de a Nona Arte, o HQ aglutina elementos de literatura, fotografia, artes plásticas, desenho e pintura, entre outros elementos. Palestrante e divulgador da arte HQ,  Grellet é também é um dos maiores colecionadores de Art Novel do país, com diversos originais autografados, estatuetas de personagens utilizadas em estúdios e uma coleção invejável de publicações originais além de HQs raríssimos. O trabalho dele é feito junto de editoras dos EUA e Europa.

 

Live 10/Maio com Fabrício Grellet.

 

 

Pitiu Bomfin  – https://www.instagram.com/pitiubomfin/

 

A artista plástica é formada em Desenho Industrial na FAAP/SP com Pós Graduação na área pela ECA/SUP e estudos de Arquitetura. Desenvolve pesquisas e workshops na área da educação em artes para alunos e professores com foco em processos criativos. Também realiza cenários e figurinos para grupos de teatro, foi fundadora do Grupo núcleo que atua na cidade e região desde 2007, e participa do Coletivo Usina 14 desde 2014 e da Aceleradora de Projetos Culturais ARTE MOVIMENTA.

 

Entre os trabalhos mais destacados os mais recentes são: Meditações 22 – 100 anos da Semana de 22 , exposição coletiva no espaço expositivo das Oficinas Culturais Oswald de Andrade – Curadora Ângela Barbour. 2.022, PROYECTO SUSURROS, prácticas ciudadanas en Pandemia – Bienal SUR – Pabellón de Las Bellas e Artes UCA – Época de pandemia, ¿qué lugar toma el arte? ,  2.021

 

Também participou da criação e produção de cenário e figurino – Coração nas Sombras, direção Kiko Marques e da curadoria e produção da Mostra Zanini Caldas , lançamento do livro de 100 anos e cenário e figurino -“The Bichos” ,Teatro da Aldeia, direção de Eduardo Moreira.

 

Live 10/Maio com Pitiu Bonfim.

 

 

Diogo “Delog” https://www.instagram.com/diogodelog/

 

Bboy e integrante do grupo Street Breakers Crew, iniciou sua carreira artística através do Graffiti carregando em suas letras, traços marcantes da cultura Hip Hop. Morou em São Paulo por 8 anos, trabalhou como Diretor de Arte em grandes agências de publicidade como Bullet e Criacittá, mas mantendo seus projetos artísticos em paralelo, participando de exposições e pintando nas ruas.

 

Desde 2013, seu trabalho com foco na Caligrafia e Lettering, teve destaque nos projetos “Skol – Music on Paper” no Lollapallooza 2014, Exposição Itinerante “A Energia da Língua Portuguesa” pela EDP e participação na Exposição “MALC” na Galeria Sinlogo e Bazar 220V – Autivistas, ao lado de grandes nomes do Graffiti e Street Art Nacional, além de uma Exposição e Live Painting na renomada festa Jazzy.

 

Também realizou trabalhos para diversos clientes como: Facebook, Mont Blanc, Chilli Beans, Samsung, Ambev, Natura, Íntimus, entre outros.

 

Recentemente, trabalhou como assistente do artista plástico nova-iorquino e ícone do Graffiti, Doze Green.

 

 

Live 10/Maio com Diogo Delog.

 

 

Para acompanhar AO VIVO acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-elDkAeJUJU

 

Saiba mais sobre a LIVE 1 – Fotografia:

alphalumen.org.br/fotografo-de-natureza-premiado-faz-palestra-no-projeto-escola-alpha-lumen/

 


 

Tags :