Estudantes de Paranã, Tocantins, ganham medalhas de ouro na OBT Olimpíada Brasileira de Tecnologia

Os alunos da escola pública criaram um protótipo de aplicativo responsável para fazer a ligação entre os agricultores familiares e os consumidores. Foto: Divulgação.

.

A equipe do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco, localizado em Paranã,  foi selecionada como elite tecnológica e ganhou medalha de ouro, na 2ª edição da Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), cuja 2ª fase foi realizada no sábado, 6.

 

Como prêmio, o professor e alunos foram convidados para participarem da Semana de atividades da Escola Avançada de Tecnologia, que acontecerá no período de 18 a 21 de julho, de forma presencial, em São José dos Campos, São Paulo.

 

Para participar da olimpíada, foram criadas duas equipes; uma social, que foi responsável por identificar problemas na comunidade, e a outra matemática, com a finalidade de desenvolver propostas para a solução do problema identificado. A equipe foi classificada para a 2ª fase e, nesse estágio, teve que desenvolver um protótipo de aplicativo. O professor Waldisney Almeida, que coordena a área de Ciências da Natureza e leciona Física, explicou que a proposta tem a finalidade de fazer a ligação entre os produtores da agricultura familiar e os consumidores.

 

Agora, a equipe vai para a 3ª fase, que é o desenvolvimento do aplicativo e, para isso, professor e estudantes contarão com o apoio e mentoria de profissionais do Alpha Edtech, do Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brazil), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 

A 3ª fase contará com uma prova de programação, que será realizada no período de 8 a 10 de maio, e o desenvolvimento do aplicativo, com previsão de conclusão para até o dia 10 de julho.

 

As equipes classificadas na 2ª fase receberão diplomas, medalhas e prêmios em dinheiro, conforme a classificação.

 

A olimpíada é uma realização do Instituto Alpha Lumen de apoio ao talento (IAL) e o Massachusetts Institute of Technology Brazil (MIT Brazil), com o apoio do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

 

A estudante Maria Helena Pereira Silva, 17 anos, aluna da 3ª série do ensino médio falou da experiência de participar das competições científicas. “Foi uma oportunidade única, que eu nem imaginava viver. Participei das atividades e nem tinha ideia que iríamos ganhar uma medalha de ouro e chegar à 3ª fase. Uma experiência muito significativa em nossa vida”, contou.

 

Foto: Divulgação.

.

Uma história de sucesso e premiação

 

O professor Waldisney Almeida está revolucionando o Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco. Ele trabalha na escola desde 2017 e começou a desenvolver um projeto olímpico escolar em 2019. “Eu fiquei motivado por excelentes resultados no ano passado, então, resolvi diversificar e inscrever os estudantes em olimpíadas diferentes. E aí, estamos mais uma vez comemorando os resultados”, ressaltou.

 

O professor Waldisney esclareceu que o protótipo do aplicativo criado pelos alunos na OBT foi desenvolvido com detalhes. “A nossa intenção é ter uma aplicativo simples que faça a ligação entre o produtor e o consumidor”, frisou.

 

Sobre mais uma conquista para a escola, o professor Waldisney destacou o trabalho dos estudantes. “Para termos esses resultados, há muito esforço, estudos, conversas e principalmente, o talento do aluno. E o mais importante é a vontade de vencer essas competições escolares, e, principalmente, proporcionar aos estudantes um conhecimento além da sala de aula”, esclareceu.

 

O Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco faz parte da Diretoria Regional de Educação de Arraias. O diretor regional Cleber Flávio de Paula Teixeira ressaltou o quanto a participação nas olimpíadas tem dado visibilidade para o trabalho realizado na instituição de ensino. “As olimpíadas escolares motivam os estudantes a descobrirem novos horizontes. A competição estabelece o intercâmbio de valores e conhecimentos entre escolas e instituições, contribuindo para o processo de escolha profissional”, afirmou.

 

Tags :