Esgrima e modalidade paralímpica agitaram semana no Alpha Lumen

Atividades esportivas estão dentro da aulas de iniciação esportiva com os estudantes. Foto: Divulgação.

.

O esporte aproxima as pessoas, derruba preconceitos e enaltece as virtudes. Foi isso que o Projeto Escola, do Instituto Alpha Lumen, apresentou aos seus aprendizes nesta semana com duas atividades nas aulas de Fundamentos do Esporte. Um dos maiores esgrimistas do país, Fernando Scavasin, do Instituto Touché (SP) e um grupo de paratletas da equipe de vôlei sentado, do Instituto Athlon, de São José dos Campos, estiveram no ginásio do Alpha Lumen em atividades envolvendo 170 alunos.

 

A professora de educação física, Carolina Faria, coordenou as atividades que tiveram início ainda nas aulas remotas, no período de pandemia. Além do ano olímpico e paralímpico, os estudantes tiveram contato com a esgrima e receberam um treinamento com o atleta olímpico Scavasin. Foram 60 alunos do ensino fundamental ao médio, contemplando do 6º ano até o 3º ano.

 

O instituto Touché enviou todos os equipamentos para a execução de uma aula prática, conforme relatou a professora Carol Faria. “ A ideia de fazer aulas de esgrima surgiu durante a pandemia, foi pensando em esportes que seriam agradáveis, individuais e que seriam possíveis de fazer em casa, veio a esgrima e a aceitação dos alunos foi a melhor possível”, comentou.

 

A outra surpresa e que animou muito os alunos foi o esporte paralímpico vôlei sentado. Um grupo de 6 atletas, 4 estafes e um técnico e um coordenador do Instituto Athlon, que desenvolve modalidades paradesportivas. Eles foram recebidos por 110 alunos do ensino fundamental, sendo 30 do 6º ano ao 8º ano, 40 aprendizes do 3º ano do ensino médio e 40 do 5º ano do fundamental que foram apenas observadores.

 

Um dos objetivos foi a inclusão social e a superação das adversidades como valores fundamentais na sociedade. Os alunos e os paratletas puderam disputar uma partida de vôlei sentado e trocar informações diversas com os visitantes.

 

“Eu só via na tevê e na internet, mas ver pessoalmente mudou muito a minha percepção do esporte paralímpico”, comentou o estudante do 3º ano do Projeto Escola do Alpha Lumen, Davi Bettiol.

 

Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, as aulas de Fundamentos do Esporte fecharam o ano com chave de ouro. “ Fechamos o ano com duas experiências incríveis e potentes, tocaram os alunos de diversas formas, tanto na esgrima como no vôlei sentado”, comentou a Carol Faria.

 

As atividades empolgaram tanto que ela já pensa em trazer outras modalidades esportivas para o próximo ano, tanto para exibição como para as clínicas. Entre elas está o streetball, a prática do basquete na rua, que ganhou adeptos em todo mundo e hoje faz parte da cultura urbana, sendo uma das práticas esportivas de maior destaque em todo mundo.

.