Conheça os projetos criativos de impacto social na educação do Prêmio IAL

BOAS PRÁTICAS E IDEIAS COMPARTILHADAS NUMA REDE DE TRANSFORMAÇÃO DA EDUCAÇÃO

 

A realidade do Nordeste brasileiro, em especial a comunidade de São Tomé, localizada a 90km da cidade de Campo Formoso, interior da Bahia, é a falta de água potável para o consumo, com elevado nível de contaminação biológica e química – rica em sais. Já para muitos africanos, em especial moradores da região de Zambézia, o que se vê é o alto índice de pessoas com deficiência auditiva.

 

A professora de biologia e química da escola Estadual Quilombola de São Tomé, Keiliane Oliveira, desenvolveu junto com os seus 48 alunos do segundo ano do Ensino Médio o dessalinizador solar de baixo custo: uma alternativa sustentável para a comunidade.

 

O educador Helton Tivane, é o idealizador do sistema de educação por meio de pequenas formações em zonas rurais nos distritos e municípios de Quelimane, Alto Molocue, Gurue, Maganja da Costa e Mocuba, também da província de Zambézia, na África.

 

Reconhecimento Valorizado

 

Ambos são guerreiros e vencedores como muitos agentes da transformação social através da Educação espalhados pelo Brasil e pelo mundo. O que eles têm em comum é o Prêmio de Mentoria oferecido pelo Instituto Alpha Lumen, ONG de impacto social, com sede em São José dos Campos, interior de São Paulo.

 

Este título faz parte de uma das categorias do Prêmio Alpha Lumen Criatividade na Educação, lançado em 2020, e que premiou projetos nacionais e internacionais da rede pública, privada que buscam em suas ações, apesentarem boas práticas de educadores e ONGs.

 

 

Mais sobre os Projetos Premiados que receberão apoio do IAL

 

Um projeto do Prêmio Mentoria teve como objetivo criar algo para as comunidades que enfrentam longas estiagens e sofrem com a falta de água para o consumo. A tecnologia do dessalinizador solar é um projeto de baixo custo que utiliza o princípio da evaporação na geração de água potável. O outro, seu objetivo é implementar o ensino em matérias de língua de sinais, o Libras em Moçambique.

 

O projeto do dessalinizador consiste na absorção da radiação solar que transfere energia para a água por condução térmica, levando-a para evaporação.

 

O processo solar tem a capacidade de produzir água potável sem o uso de eletricidade e livre de produtos químicos, utilizando materiais de baixo custo como canos de PVC e vasilhas plásticas e lona. Fotos: Divulgação

 

Professora Keiliane Oliveiria. Foto: Divulgação.

Keiliane sabe que apesar dos desafios diários, manter a coragem e acreditar que é possível oferecer educação de qualidade, transforma realidades. “Sei que sou uma semente, mas contribuindo para a melhoria do contexto social, o qual meus alunos estão inseridos”. Segundo ela, o Prêmio Mentoria do Instituto Alpha Lumen será um incentivo e investimento, tanto financeiro quanto tecnológico, fundamental para concretização de projetos que tragam qualidade de vida para comunidades tradicionais desassistidas. Comunidades estas que necessitam da criação de uma rede de incentivos e apoios para obter com sucesso o desenvolvimento educacional, social, cultural e ambiental.

 

Helton Tivane ao centro com crianças e educadores no curso de Libras, em que é aplicada a metodologia de ensino de línguas e suas especificidades na primeira unidade, seguindo para a alfabetização e suas implicações no aprendizado de crianças surdas. Foto: Divulgação.

 

Aos 21 anos, o ativista social e educador acredita que a Educação é a maior arma que um país pode ter e reforça, “a caneta  é mais leve que a enxada”.

 

Por isso, há muitas reflexões importantes para esta prática, como atrair mais alunos para a escola e fazer a inclusão social de surdos, mudos, dentro da sociedade. “Sempre digo aos jovens, adolescentes e crianças Moçambicanas que a Educação é a chave para o sucesso. Fazer um trabalho igual ao meu neste país atualmente é complicado pela falta de empatia, mas acredito que cada um de nós pode fazer a diferença começando pelo sistema nacional de educação”, completa.

 

O Prêmio Alpha Lumen de Criatividade na Educação

 

Prêmio IAL de Criatividade na Educação

O Instituto Alpha Lumen apóia iniciativas pedagógicas e socioemocionais na Educação Básica, sabe da importância de uma ferramenta viável e sustentável para filtrar água salobra diante da implementação e manutenção de boas práticas escolares. Mais do que isso, tem a certeza de que ações para maior adesão escolar aliada a uma maior percepção dos indivíduos neste meio e o que o cerca é a solução de problemáticas mundiais.

 

Os prêmios foram voltados para a rede pública ou filantrópica de acesso público em todo o país e também dos países lusófonos pertencentes à CPLP – Comunidade dos Países da Língua Portuguesa e atraiu os projetos mencionados acima e muitos outros. A competição foi acirrada, uma vez que foram muitos os projetos grandiosos de transformação social que envolveram Educação em locais com infraestruturas precárias, sem apoio e com a ajuda apenas da comunidade local.

 

Todos os projetos vencedores vão ganhar visibilidade dentro da Revista Digital que será lançada em meados de fevereiro de 2020 com circulação mundial. Além disso, os professores Keiliane Oliveira e Helton Tivane, seus respectivos alunos e escolas vão ganhar apoio no ano que vem para que tenham a estrutura necessária que vai transformar ainda mais as realidades de suas e outras comunidades.

 

Cerimônia de Premiação

 

 

A Cerimônia de Premiação do Prêmio Alpha Lumen de Criatividade na Educação foi totalmente virtual e com muitas reflexões. Nas palavras de Keiliane:

 

“Educar no Brasil não tem valor na maioria das vezes, temos sacrifícios diários e o improviso faz parte da rotina. É estimulante me sentir um agente de transformação através da minha profissão mediando o conhecimento. Ser professora! Esse Prêmio de Mentoria é muito importante e bastante gratificante, nos faz refletir sobre a nossa prática diária indicando que o nosso caminho está certo. Não poderia deixar de agradecer e dedicar esse prêmio à comunidade que muito acolheu aos meus ideais. À minha família, amigos e principalmente aos alunos e a escola que tanto trabalhou para este dia chegar. Meus sinceros agradecimentos.”

 

Já Helton Tivane, emocionou-se ao dizer:

 

“Participar do Prêmio Alpha Lumen Criatividade na Educação foi um enorme prazer e uma honra muito grande por representar o meu país. E, acreditem, com todo este calor humano eu realmente acabei me sentindo em casa e isto foi o mais incrível de toda esta experiência. Faltam-me palavras para agradecer ao Instituto Alpha Lumen pela oportunidade de falar do meu trabalho para o mundo, fico feliz em saber que no meio de tantas dificuldades existem pessoas que realmente estão preocupadas com a Educação. Então, vamos estudar e fazer a mudança no Mundo.”

 

E, neste clima de gratidão, o Instituto Alpha Lumen realizou entre os dias 11 e 14 de novembro o evento CONEXÕES 2020: A Educação Gerando Redes de Transformação, onde os vencedores foram anunciados por Viviane Mosé e Edgar Morin.

 

O Prêmio Alpha Lumen Criatividade na Educação motiva e dá suporte educacional à comunidades carentes e jovens e crianças em vulnerabilidade. Ano que vem tem mais!

 

Veja quem foram os TOP 4 e os Top 15 ou confira a Relação Completa dos Vencedores no endereço www.alphalumen.org.br/premioial.