Aluno do 8º ano de Alagoas participa pela primeira vez da OIMC

Felipe Adeildo

Felipe Adeildo (8º ano) é aluno regular da Escola Municipal Liege Gama Rocha e participante da equipe olímpica da cidade.

Adeildo FelipeO jovem talentoso estudante Felipe Adeildo da Silva, 14 anos, está na equipe de matemática de Coruripe (AL) que vai participar da OIMC este ano.

 

O aluno segue superando obstáculos e se preparando constantemente para participar da Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento, organizada pelo Instituto Alpha Lumen, ONG de impacto social de São José dos Campos (SP).

 

Felipe é aluno medalhista de bronze na OBMEP 2019, ouro na canguru 2019 e um apaixonado por conhecimento. De família de origem humilde, percebeu que através das olimpíadas de matemática poderia ter uma vida melhor no futuro e consequentemente para toda a sua família.

 

Antônio Marcos Honorato

Antônio Marcos é professor há 10 anos na rede estadual e municipal da cidade de Coruripe, litoral sul de Alagoas. Foto: Divulgação.

No início da carreira docente Antonio Marcos Honorato da Silva, professor formado em matemática não enxergava a importância das olimpíadas para o crescimento  e desenvolvimento dos alunos, só que na cidade de Coruripe já tinha essa cultura de diversas participações nas mais variadas olimpíadas do conhecimento. Foi em 2012 que um outro professor de matemática e colega de trabalho chamado Antônio Fernandes que levou-o a se apaixonar, principalmente pelas competições olímpicas em matemática.

Até hoje sou fascinado por olimpíadas e creio que através delas, os alunos podem mudar sua história de vida. — Antônio Marcos

O professor ainda destaca que essa época de pandemia e isolamento de quarentena por causa da Covid-19 ficou tudo mais complicado, afetando toda a comunidade, pois o ensino virou híbrido e os professores tiveram que se reinventarem. Antonio Marcos comenta que usam a plataforma da Google para ministrar as aulas nas salas virtuais, o que na verdade é uma grande novidade para ambas as partes, os docentes e os estudantes.

 

Professor Antonio Gonçalves

Antonio Fernandes Gonçalves um dos professores orientadores da SOMOSMAISLG de Coruripe. Foto: Divulgação.

Antonio Fernandes Gonçalves (foto)  também é um dos professores amigo e parceiros da equipe e vai orientar a equipe formada pelos alunos da Escola Municipal Liege Gama Rocha que mantém uma equipe olímpica e tornou-se referência na região, os alunos comprometidos são em sua maioria medalhistas nas outras olimpíadas de matemática e estão muito ansiosos para participar da OIMC Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento do Instituto Alpha Lumen.

 

Antonio Marcos conta que a sua equipe chamada “SOMOSMAISLG é composta por 12 alunos do 8º e 9º ano e irão competir no nível 3 da OIMC. O capitão da equipe, o jovem KESSY JHONATA OLEGARIO DE SOUSA está entusiasmado com essa nova olimpíada.

Todos alunos estão ansiosos para participar de mais uma competição internacional

 

Equipe olímpica de Coruripe

Equipe olímpica de Coruripe, interior de Alagoas. Foto: Divulgação.

 

A Equipe SOMOSMAISLG é composta por:

 

Equipe de Matemática

KESSY JHONATA OLEGARIO DE SOUSA – 9º ANO E.F.

FELIPE ADEILDO DA SILVA – 8º ANO E.F.

ISADORA FERREIRA LESSA – 8º ANO E.F.

ANA JULIA VIRTUOSO ALVES – 8º ANO E.F.

JOSÉ CARLOS DA SILVA RODRIGUES XANCHÃO – 8º ANO E.F.

MIGUEL ANGELO TELES DOS SANTOS – 9º ANO E.F.

 

Equipe de Pesquisa:

JACIELLY MAYARA ALEXANDRE ALVES – 8º ANO E.F.

ERICKA DOS ANJOS DA SILVA ROCHA – 8º ANO E.F.

JOÃO GUILHERME DIAS GAMA – 8º ANO E.F.

PEDRO OCTÁVIO DOS SANTOS – 9º ANO E.F.

ITALLO SOARES DOS SANTOS SILVA – 9º ANO E.F.

MIRELA COSTA DE AZEVEDO  – 8º ANO E.F.

 

O professor  Antonio Marcos Honorato da Silva não conseguia o trabalho da ONG Instituto Alpha Lumen e ficou encantado com o que soube: “Tive oportunidade de conhecer pelo Facebook. Estamos felizes em poder contribuir para o desenvolvimento de Coruripe, em  geral o para o Brasil. Vamos participar e divulgar em peso aqui em Alagoas” – comentou o professor

 

Medalha OIMCSOBRE A OIMC

O Instituto Alpha Lumen, em parceria com a organização da maior olimpíada de matemática internacional da China – Hope Cup International, promove a 1ª edição da Olimpíada OIMC. Mais de 30 milhões de estudantes já participaram ao redor do mundo da Hope Cup International.

 

A parceria tem o intuito de abrir a possibilidade para estudantes brasileiros de competirem nessa olimpíada internacional que possui 30 anos de tradição e envolve países de grande desempenho olímpico, além de novas descobertas, novas ideias, técnicas e conhecimentos, uma vez que a organização promoverá aulas on-line de preparação para os competidores e classificará para a etapa internacional em Pequim, na China.

 

A olimpíada é totalmente gratuita para estudantes de toda rede pública. A melhor equipe da escola pública receberá do Instituto Alpha Lumen, suporte com as passagens da viagem e da organização internacional com a estadia e alimentação na China.

 

Até a presente data (19/08), mais de 150 Equipes de 67 escolas de 25 estados já confirmaram participação. Isso corresponde a mais de 1000 estudantes inscritos com o acompanhamento de 70 professores.

 

Para mais informações, acesse: alphalumen.org.br/olimpiada-internacional-de-matematica-e-do-conhecimento

 

 

Desafio OIMC

Teste também os seus conhecimentos com os Desafios OIMC 2020 e prepare-se para a Primeira Fase. Clique e Boa Sorte!