Alpha Lumen concorre ao mais destacado prêmio de jornalismo escolar do mundo

Projeto escola tem 25 estudantes no concurso em cinco grandes categorias. Foto: Divulgação.

 

No próximo dia 15 de dezembro sairá o vencedor do Prêmio para Jovem Aspirante de Jornalismo (Aspirant Young Journalist Awards) do ano de 2021. A novidade é que o Instituto Alpha Lumen (IAL), de São José dos Campos, concorre em cinco categorias. O concurso chancelado pelo eModelNation  e Rede PEA (Projeto Escola Associada UNESCO), visa apoiar o jornalismo escolar e promover tanto o aluno como o professor quanto ao profissionalismo, encorajamento e a excelência no ensino.

 

O Alpha Lumen, por meio de seu Projeto Escola, é um dos pioneiros no país em ter aulas de técnicas jornalísticas e fotojornalismo dedicadas exclusivamente ao ensino médio. Além do projeto Verus (Verificação de Enredos e Reportagens de Utilidade Social), premiado internacionalmente, de combate as fake news sobre o tema Covid-19.

 

“ O Alpha Lumen tem como princípio enaltecer os melhores valores humanos, como o comprometimento social, a verdade dos fatos, o espírito analítico e crítico, porém construtivo, além do engajamento com as causas ligadas ao exercício pleno da cidadania”, comentou a diretora geral da ONG, a astrofísica e educadora Nuricel Villalonga Aguilera.

 

O IAL se inscreveu em 5 categorias das 46 existentes do concurso. Como Redação de Notícias, Lei e Ética da imprensa, Fotografia de notícias gerais e pontuais, Produção de Notícias para Rádio ou TV, Gestão de Imprensa. Ao todo, 25 aprendizes do Projeto Escola do Alpha Lumen estão na disputa por uma das premiações mais significativas no jornalismo escolar do mundo.

 

“Essa iniciativa do Alpha Lumen dá tanto uma visão renovada sobre a prática jornalística, como ocorreu com o Projeto Verus que produziu conteúdos e apurações dentro do jornalismo científico em alta qualidade, além de inserir o aluno no universo da imprensa e possibilitar que ele utilize o conhecimento aprendido na escola para interpretar o mundo sob uma outra ótica, a do jornalista”, comenta o professor de jornalismo, o jornalista de ciência Júlio Ottoboni.

 

O Instituto Alpha Lumen (IAL) é uma entidade sem fins lucrativos, que busca soluções de impacto social com pesquisas, desenvolvimento e aplicação de projetos de inovação em metodologias de aprendizagem e tecnologias digitais voltados a ações educativas, democratização do conhecimento e apoio ao talento com vistas a ampliar oportunidades, prioritariamente a adultos, jovens e crianças de baixa renda ou em vulnerabilidade, no Vale do Paraíba paulista, no Brasil e no exterior.

 

Concorrem ao Aspiring Young Journalist Awards 2021:

 

1) Newswriting – Modelo Al Jazeera, do IV Mundial 2021, os estudantes Davi Oliveira Paulino, João Felipe Magalhães Diniz, João Vitor Garcia Nogueira, Vinícius Augusto Landim Andrade.

 

2) Press Law and Ethics – VERUS, com Maria Fernanda, Manuela Nardi, Mariana Pires, Matheus Justino, Teo Mennocchi e Gabriely Di Folco.

 

3) General or Spot News Photography – IV Mundial, com João Felipe Magalhães Diniz e Gabriela Ayumi Matsumura de Oliveira.

 

4) The short news (radio or television) – Rádio Mundial -III Mundial, com Ana Carolina Camargo, Caio Moura Lopes, Gabrielly Fernanda Ribeiro de Oliveira, Enzo Vidal Salvini, João Felipe Magalhães Diniz, Maria Eduarda Colferai Soufia, Maria Eduarda de Brito, Miguel Bontorim Pereira, Otávio de Carvalho Vasconcelos, Vinicius Moura Lopes, Talita Vieira Rosa e Tomás Deola Souza.

 

5) Press Chief – IV Mundial, com Breno Cerqueira Reis Nakamura.

 

.