Alpha organiza Edição Especial do MasterClass no Brasil

MasterClass

Desde 2017, o Instituto Alpha Lumen organiza no Brasil, uma edição especial do tradicional evento MasterClass

Os alunos do ensino médio geralmente acham a Física um assunto difícil e, às vezes, até chato. A física, no entanto, é muito mais do que as fórmulas e os cálculos matemáticos apresentados na maioria das escolas.

O MasterClass é um evento internacional com duração de dois dias, no qual estudantes do ensino médio vão a um instituto de pesquisa participante e trabalham com mentores de física de partículas, com a finalidade de aprender sobre o Modelo Padrão e conhecer um pouco sobre o CERN, o laboratório europeu de altas energias.

A Física das Partículas ao alcance de Talentosos Aprendizes

Para cerca de 10 mil estudantes do ensino médio em 40 países que sonham em chegar a uma das 200 universidades ou centros de pesquisa próximos ao redor do mundo, o MasterClass é uma grande oportunidade.

O objetivo principal é mostrar a esses estudantes e também aos seus professores que a Física é um assunto fascinante e que, através desse estudo, podemos aprender mais sobre alguns dos maiores mistérios do universo – quais são as partículas fundamentais e elementares que o formam? Como eles interagem entre si?

Aprendizes do Alpha no primeiro dia do MasterClass

Estudantes participam de estudos sobre o Large Hadron Collider (LHC)

No Centro de Pesquisa e Análise de São Paulo (SPRACE), o evento Internacional MasterClass é organizado desde 2008, sempre com um número crescente de escolas e participantes. Em 2018, mais de 400 estudantes participaram de três eventos MasterClass realizados em nossas instalações.

O MasterClass tradicional é realizado durante dois dias. No primeiro, os alunos aprendem sobre Física de Partículas por meio de palestras conduzidas por cientistas e professores experientes, sendo matriculados em exercícios experimentais. Os alunos também são divididos em vários grupos para participar de uma variedade de demonstrações de física, jogos educacionais e experimentos. No segundo dia, os alunos realizam exercícios que envolvem dados reais do Large Hadron Collider (LHC), enquanto os professores, já preparados, os ajudam como tutores. Posteriormente, temos uma videoconferência com cientistas de todo o mundo para discutir os resultados dos exercícios, que geralmente são coordenados por dois moderadores do CERN e contam com a participação simultânea de estudantes em outros cinco centros de pesquisa.

Desde 2014, a SPRACE organiza uma edição avançada do evento, na qual professores mais experientes do ensino médio têm a tarefa de preparar os alunos em suas próprias escolas, levando-os a um evento MasterClass de um dia, pronto para realizar a análise experimental.