O Instituto Alpha Lumen é uma escola de Ensino Fundamental e Médio especializada em estudantes com altas habilidades. O IAL identifica, seleciona e estimula esses estudantes, preparando-os para serem líderes transformadores e ingressar nas melhores universidades do Brasil e do mundo. Nossa metodologia baseia-se em três pilares:

 

 

1. Definição de metas de aprendizado individualizadas:

o estudante Alpha tem um projeto pedagógico personalizado de acordo com seu perfil individual, seus talentos, habilidades cognitivas e sócio-emocionais. Sua evolução é acompanhada por um professor-tutor, que retira dúvidas e estimula-o a cumprir metas de aprendizado.

 

2. Estrutura pedagógica motivadora, respeitando as singularidades de cada estudante:  o Alpha tem o conteúdo no nível que precisa e pode avançar diferente. A estrutura pedagógica estimula a autonomia, curiosidade, criatividade e o entusiasmo pela descoberta. Além disso, o estudante aprende com as diferenças sociais e os pais tem forte participação no processo de aprendizagem.

 

3. Ambiente de aprendizado colaborativo, com estudantes participando ativamente de decisões da escola: eles são parceiros nas atividades pedagógicas, produzindo individualmente e participando efetivamente da produção coletiva com poder de negociação e decisão. O professor é um mediador da aprendizagem e tem flexibilidade para apresentar o conteúdo.

 

 

Cada estudante tem o apoio de um mentor (estudante mais experiente), que já vivenciou o processo e cursou as melhores universidades, sendo uma referencia. Além disso, os Alphas recebem educação bilíngue, com preparação para TOEFL, IELTS e SAT, além de idiomas optativos - como Mandarim, Japonês, Francês, Espanhol e Alemão - e aulas de Robótica, Programação, Judô, Yoga e Teatro e muito mais.

Um novo conceito de escola

O IAL não tem fins lucrativos, mas arca, por meio de contribuições mensais, com o custo de manutenção da estrutura que oferece aos aprendizes. 

 

Estudantes sem recursos econômicos podem entrar no programa Clube dos Sonhos, que busca parceiros, empresários, pessoas físicas ou ainda doações coletivas que auxiliam os alunos a viabilizarem seus estudos.

EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

 

A importância de se buscar novos modelos de ensino / aprendizado

As atividades são desenvolvidas em relações horizontais em que os professores são gestores e todos aprendem e compartilham seus saberes numa construção coletiva. Ser parceiro, colaborar e compartilhar  são algumas das palavras chave. Os estudantes veteranos ajudam a garotada com dúvidas e todos crescem juntos.

 

No IAL buscamos sempre manter uma forte relação com as melhores universidades. São realizadas múltiplas atividades que conectam nossos estudantes a vida universitária que vai desde visitas, eventos, palestras e minicursos até iniciações científicas e elaboração de parcerias em projetos conjuntos.

 

Pode-se entender a escola como um minicampus universitário similar principalmente às universidades como Harvard (que inspirou nosso logo), MIT ou Sandford. Aliás, temos aprendentes que cursam ou cursaram essas universidades e hoje atuam como mentores seniors inspirando os estudantes atuais da Alpha como referenciais positivos.

 

Nossa turminha aprende sobre o mundo e se conecta com ele por meio de diversos projetos e práticas para se tornar um cidadão planetário.

Outro aspecto importante é que todos os estudantes do IAL são multiplicadores, ou seja, colocam seus talentos a serviço da sociedade. Dessa lógica surgem o Laboratório de Cidadania, que desenvolvem projetos e parcerias em ações e atividades voltadas para a comunidades além de oficinas de Robótica, Programação, Astronomia, palestras etc.

 

LABORATÓRIO DE CIDADANIA

Parte do currículo que é obrigatório, o núcleo comum, e uma parte constituída de disciplinas optativas em que o estudante estabelece suas escolhas - núcleo optativo. São oferecidas uma ampla gama de possibilidades, Robótica, Programação, Cinema e TV, Empreendedorismo, Conexão Global (geopolítica e atualidades), Astrofísica, Preparação para Vestibulares Internacionais e SAT e preparatório para todas as Olimpíadas Científicas (Astronomia, Física, Biologia, História etc.). Também há os cursos de línguas – além do inglês, o alemão, espanhol e o francês - essas são algumas das opções oferecidas além das oficinas, palestras e minicursos.

 

A meta é trabalhar o autoconhecimento e a apropriação e articulação dos saberes necessários para a estruturação de seus projetos de vida. Os exames vestibulares são apenas a parte fácil do processo.

 

Os resultados obtidos impressionam! Aprovações de estudantes de escolas públicas em universidades internacionais tais como Standford University e nacionais tais como, IME, USP e UNIFESP entre outras, além da performance nas Olimpíadas Científicas.

CONSTRUINDO O PROJETO DE VIDA

CONEXÃO COM AS UNIVERSIDADES

COLABORAÇÃO E PARCERIA