O Instituto Alpha Lumen  ou IAL é uma entidade sem fins lucrativos, sediada em São José dos Campos/SP que busca soluções de impacto social através de ações educativas.

 


 

GERANDO IMPACTO SOCIAL

 

O IAL não tem fins lucrativos, mas arca, por meio de contribuições mensais, com o custo de manutenção da estrutura que oferece aos alunos. Estudantes sem recursos econômicos podem entrar no programa Clube dos Sonhos, que busca parceiros, empresários, pessoas físicas ou ainda doações coletivas que auxiliam os aprendizes a viabilizarem seus estudos.

O IAL atua também como um núcleo independente de pesquisa em educação que busca soluções de impacto social em que são desenvolvidas novas dinâmicas pedagógicas, metodologia educativa que privilegia o cognitivo e o sócio-emocional numa perspectiva embasada na teoria da complexidade de Edgar Morin.  

A meta é trabalhar o autoconhecimento e a apropriação e articulação dos saberes necessários para a estruturação de seus projetos de vida. Os exames vestibulares são apenas a parte fácil do processo.

VISÃO

 Desenvolve inúmeros projetos de ação e inspiração junto à comunidade em SJC entre os quais, a escola de educação básica voltada para a formação de lideranças transformadoras entre jovens e crianças preparados para se tornarem agentes disruptivos na sociedade no Brasil e no mundo. 

MISSÃO

VALORES

Buscar Inovações para a Educação

 

Formar Lideranças transformadoras e éticas

 

   Gerar impacto social por meio de soluções criativas e abertura de oportunidades

 

 

 

Apoiar o TALENTO
    

Ser Referência Mundial em Educação para estudantes talentosos

 

 Fazer a Diferença no Mundo 

 

 Superar Desafios e pensar fora da caixa  

Ser Colaborativo e Ético

 

Coragem para fazer a coisa certa e trabalhar em questões difíceis

 

    Comprometimento e Foco para alcançar as metas estabelecidas    

 

    Saber trabalhar em Equipe respeitando e fazendo sempre o seu melhor        

EDUCAÇÃO DO SÉCULO XXI

 

A importância de se buscar novos modelos de ensino / aprendizado

 

A fundadora do IAL

O IAL, de Ensino Fundamental e Médio, foi fundado pela Física, Astrônoma e Educadora, Nuricel Villalonga Aguilera, que atuou como professora, coordenadora pedagógica e diretora em grandes escolas particulares e com estudantes de altas habilidades e superdotação, nos seus 38 anos de trabalho com Educação. 

 

Nesse período, além de atuar em escolas de ensino regular, montou cursos preparatórios para as Olimpíadas Científicas, Vestibulares Nacionais e Internacionaisalém de fundar a ONG Escola Aberta, voltada à divulgação das ciências nas escolas Públicas. Também foi team leader de equipes internacionais em olimpíadas científicas e diretora em escolas medalhadas nas olimpíadas internacionais de biologia, física, matemática, linguística, astronomia e astrofísica entre outras.

 

A metodologia de ensino desenvolvida pela educadora Nuricel já possibilitou o ingresso de muitos jovens de São José dos Campos nas melhores Universidades Nacionais (ITA, USP, UNESP, UNIFESP, IME , UNICAMP, entre outras) e Internacionais (Standford, Harvard, MIT, Hamshire College, Universidade Estatal de Belgorod – Russia, entre outras).

 

A IAL nasceu a partir da ONG “ Escola Aberta ” fundada em 01/09/2006 que já desenvolvia ações voltadas ao aprimoramento da qualidade de ensino em instituições públicas no Estado de São Paulo e um trabalho específico com estudantes talentosos da rede pública de ensino promovendo ainda, a difusão da ciência e tecnologia, cultura e arte. 

 

A partir de 2009, a EAACET trouxe sua sede para São José dos Campos e iniciou suas atividades com as escolas públicas do Vale. Palestras para divulgação científica, parcerias com grandes escolas na obtenção de bolsas de estudo para estudantes talentosos e minicursos preparatórios para as olimpíadas científicas foram algumas das ações trabalhadas pela Escola Aberta junto a rede pública de ensino.

PARCERIAS EM PROL DA EDUCAÇÃO

Durante a atuação da ESCOLA ABERTA foram estabelecidas parcerias e implementadas ações com várias entidades para ampliar o suporte econômico e apoio a essas crianças e adolescentes tais como o casdinho, Instituto Semear, Fundação Estudar, Instituto Unibanco e outras. 

 

Durante os trabalhos desenvolvidos, observou-se um grande número de estudantes portadores de altas habilidades que não tinham o suporte e as oportunidades necessárias para seu desenvolvimento. Muitos vinham do fundamenta da Rede Municipal, onde passavam pelo projeto Decolar, e no ensino médio não tinham mais o apoio específico. Havia a necessidade de uma estrutura adequada para esses estudantes com um trabalho que pudesse ser replicável dentro das escolas, e mais focado na melhoria da qualidade de ensino de um modo geral.

ALPHA CONSULTORIA E A IAL

Em 2010 deu-se início a Alpha Consultoria Educacional que daria suporte financeiro a Escola Aberta. A Alpha foi aberta pelos professores José Lucivaldo Leite e Nuricel Villalonga Aguilera em parceria com professores que acreditaram no projeto e desde então vem desenvolvendo projetos junto a escolas públicas e comunidades carentes com uma equipe de profissionais de excelência. Em 2013, findou-se a Alpha Consulroria.

INSTITUTO ALPHA LUMEN Associação Alpha de Educação Especial

para Altas Habilidades

Em 2013 fundou-se o Instituto Alpha Lumen - IAL (sem fins lucrativos). Os projetos educacionais e sociais migraram da Escola Aberta para o IAL.  

COMO TUDO COMEÇOU