Ícone do site Instituto Alpha Lumen

Live do Galeria a Céu Aberto reúne escritoras para discutir poesia regional

Dia 17 de maio a literatura será o foco das discussões no projeto do Alpha Lumen

 

A 2ª edição do evento Galeria a Céu Aberto apresenta uma série de cinco lives pelo Youtube, sempre às 19 horas, que abordam segmentos artísticos relevantes tanto na região do Vale do Paraíba paulista como também de abrangência nacional. Os eventos tiveram início no dia 06, com o tema fotografia, no dia 10 com desenho e pintura. Neste dia 17 de maio a live 3 abordará a literatura regional, mais especificamente a poesia.

 

 

Com a mediação da professora de literatura do Projeto Escola do Instituto Alpha Lumen, Débora Diniz, as escritoras e poetas convidadas são Zenilda Lua e Sônia Gabriel, ambas com atuação na literatura regional, além da literata e doutoranda pela USP, Francielly Baliana que também tem publicações em versos e é estudiosa do assunto.

 

A Galeria deste ano, quando se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 22, busca mostrar como diversos segmentos artísticos evoluíram ao longo deste período, tendo como destaque a forte presença da literatura no cenário artístico brasileiro.

 

A convidada Zenilda Almeida de Lucena, que adota o nome artístico Zenilda Lua, é conhecida por ter uma militância junto à literatura ligada aos versos. Assistente social e moradora há 24 anos em São José dos Campos. Ela é natural da Paraíba e sua obra apresenta fortes influências de sua região de origem.  A autora dos livros “Alfazema”, “Aparador de Quimeras” e “Amores e Outros Retalhos” tem um intenso e reconhecido trabalho literário na região.

 

Já a escritora, professora e pesquisadora Sônia Gabriel, mestranda em Educação – História Cultural, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), trabalha num bem sucedido resgate literários na cultura popular do Vale do Paraíba.  Entre seus trabalhos se encontra a publicação de Mistérios do Vale, e ainda diversos outros títulos como Ventos Antigos e No Quintal da Bruxa. Ela atua como cronista e na poesia.

 

Francielly Baliana é poeta, professora e pesquisadora. Natural de Jacareí, cursou Jornalismo, Letras, fez mestrado em Estudos Literários e atualmente faz doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada na USP. Autora dos livros “Um já que jaz” e “Esse mito, a história”, é também professora de Literatura e Redação na rede privada de ensino.

 

As lives com entrevistas e debates sobre arte na cultura fazem parte do Projeto Galeria a Céu Aberto, criado pelo Instituto Alpha Lumen, uma ONG de São José dos Campos. Sua primeira edição foi no ano passado sob o tema ‘Depois que Tudo Isso Acabar’, que estava intimamente ligado a pandemia.

 

Essa segunda edição está sob a temática Reconectar, Ressignificar para Construir. O evento acontece desde o começo de maio, com seu ápice nos dias 26 a 30 de maio, quando apresentará trabalhos artísticos de jovens estudantes de todo o país.

 

As inscrições na Galeria a Céu Aberto podem ser feitas no site do Alpha Lumen. As lives são gratuitas e interativas.